Tempo da Septuagésima
Até à reforma da liturgia realizada pelo Concílio do Vaticano II, e que entrou em vigor no Advento de 1969, durante mais de mil anos, houve na Igreja Católica um tempo litúrgico que servia de transição entre as alegrias das festas de Natal e da Epifania e a penitência do tempo quaresmal: o Tempo da Septuagésima.
Este tempo começa com o Domingo da Septuagésima, que é celebrado no terceiro domingo antes da Quarta-feira de Cinzas (e nono domingo antes da Páscoa), e corresponde ao 63.º dia antes da Páscoa. Este domingo é conhecido entre os gregos como o “Domingo do Filho Pródigo”, pois nele se faz a leitura do Evangelho de São Lucas, 15, 11-32. Pelos latinos, também é chamado Dominica Circumdederunt, a partir da primeira palavra do Intróito da Missa da Septuagésima. Os outros domingos agrupados no tempo da Septuagésima são o segundo domingo antes da Quarta-feira de Cinzas, Domingo da Sexagésima, e o domingo imediatamente anterior à Quarta-feira de Cinzas, o Domingo da Quinquagésima. O Tempo da Septuagésima termina na terça-feira anterior à Quarta-feira de Cinzas.
Na literatura litúrgica, o nome “Septuagésima” ocorre pela primeira no Sacramentário gelasiano (sécs. VII ou VIII). Desconhece-se porque se deu o nome de Septuagésima a este dia, pois não é septuagésimo dia antes da Páscoa. Uma possível explicação é que o Domingo da Septuagésima e o Domingo da Sexagésima derivam os seus nomes do Domingo da Quinquagésima, que ocorre 49 dias antes da Páscoa, ou 50 se incluirmos a Páscoa.
Era comum os Cristãos começarem o jejum da Quaresma imediatamente após o Domingo da Septuagésima. Actualmente, a Quaresma inicia-se 46 dias antes da Páscoa, pois os domingos nunca são dia de penitência. Nos primórdios da Igreja, em muitas comunidades, os sábados e as quintas-feiras também não eram dias de penitência. Por isso, para conseguirem fazer 40 dias de jejum antes da Páscoa, o jejum tinha de começar antecipadamente.
Hoje, o Tempo da Septuagésima é preservado na forma extraordinária do rito romano. Na forma ordinária, este tempo passou a fazer parte do Tempo Comum ou Per Annum e, neste ano de 2020, segundo o calendário litúrgico celebrou-se o Domingo V do Tempo Comum.
Durante o Tempo da Septuagésima são utilizados paramentos roxos. Nas Missas de domingo e feriais, o Glória é totalmente omitido e em todas as Missas, após o Gradual, lê-se o Trato em vez do Aleluia. O Glória e o Aleluia só voltam a ser cantados na Vigília Pascal.