S. João
Hoje é S. João porque a Igreja escolheu este dia como o dia para festejar o nascimento de S. João Baptista (assim designado para o diferenciar do outro S. João, o Evangelista). A celebração do nascimento de João Baptista é muito antiga na Igreja e encontra-se já em África no tempo de Santo Agostinho (354-430).No entanto, João Baptista é um caso particular entre os santos porque a Igreja celebra normalmente os seus santos nos dias em que estes morreram. Tal não se passa com João Baptista, nem aliás com a Virgem Maria, o que atesta a excepcionalidade deste santo. E porquê tal distinção?
Certamente devido à missão única que lhe foi confiada, pois foi ele aquele que anunciou Cristo e o apresentou ao mundo. É o profeta por excelência, o Precursor imediato de Cristo, aquele que com a sua palavra e com a sua vida aponta as condições necessárias para se receber a Salvação.
Esta solenidade celebra-se 6 meses antes do Natal e é precedida da Anunciação (a 25 de Março) em que o anjo diz a Maria que "a tua parente Isabel (nota: a mãe de João) concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril" (Lc 1, 36). Deste modo, o 25 de Março (Anunciação), o 24 de Junho (nascimento de S. João Baptista) e 25 de Dezembro (Natal do Senhor) mantêm entre si uma mútua relação. As presumidas influências pagãs do solstício de Verão para a criação da festa talvez não tenham nada que ver com o assunto (estou a preparar um texto sobre o Natal, lá para Dezembro, em que voltarei a este tema e procurarei explicitar o porquê desta minha afirmação).
Para mais informações sobre S. João Baptista poderão consultar este artigo da Catholic Encyclopedia.