Confusões...
Ouço na SIC-N que a Mesquita Al-Aqsa está, segundo as autoridades israelitas, em perigo de se desmoronar. O locutor que apresenta a peça diz que a Mesquita tem 2000 anos.Bem esta gente não pára para pensar quando dizem estas coisas, pois não? Então se Maomé estabelece a sua religião no séc. VII d. C. como é que a Mesquita Al-Aqsa de Jerusalém pode ter 2000 anos. A matemática destas pessoas não anda muito boa.
Depois na peça percebe-se que o que estão em questão são as várias construções que existem no Monte do Templo (também chamado Esplanada das Mesquitas). Aí sim, algumas estruturas poderão ser muitíssimo antigas, pois os muçulmanos construíram sobre as ruínas antigas. Como acontece frequentes vezes o rigor esteve ausente em parte incerta.
Esta notícia ainda me leva a outra pergunta: porque é que a comunicação social chama sempre aquele lugar "Esplanada das Mesquitas"? É que antes de estarem lá as mesquitas, estava lá o Templo (ainda lá esta o Muro das Lamentações) e, por isso, mesmo os israelitas lhe chamam "Monte do Templo". Não mostrará isso uma certa parcialidade ao atribuírem ao local apenas uma das denominações possíveis?