Posíções polémicas?
Hoje, no Jornal de Notícias de hoje, as posições do novo comissário europeu Rocco Buttiliglione sobre a homossexualidade são considerada como "polémicas". Polémicas porquê? Segundo a notícia:Rocco Buttiglione reafirmou a sua profunda convicção de que "a homossexualidade é um pecado" indiciador de "desordem mental e moral", distinguindo, no entanto, a "moralidade da lei". Uma ressalva importante para este crente, segundo o qual "no mundo político não renunciamos às nossas convicções morais".
"Eu posso achar que a homossexualidade é um pecado sem ser um crime", afirmou, precisando que numa "união de cidadãos de diferentes convicções, os homossexuais não podem ser discriminados pela lei".
Mais do que um parlamentar confrontou-o com o seu passado, em que pontua uma recente tentativa de retirar a não discriminação sexual dos princípios que são objecto da Carta Europeia, a par da assinatura de um diploma governamental com um objectivo idêntico.
Foi neste contexto que Buttiglione manifestou disponibilidade para aplicar as leis antidiscriminação europeias, opondo-se, todavia, a um tratamento preferencial em favor dos homossexuais.
Vamos lá ver em que é que as afirmações são polémicas. A primeira será por considerar a homossexualidade "pecado"? Se ele é católico, é uma posição absolutamente normal. Será que todos teremos que acreditar que a homossexualidade é apenas uma questão de "cultura" ou "educação"? Recuso completamente esse monolitismo. Importante é que ele distinga entre moralidade e lei, entre crenças privadas e a esfera pública. Se assim for, não pode haver problema. Se ele afirma que os cidadãos não podem ser discriminados por serem homossexuais (não gosto muito de dizer "opções sexuais" porque estas incluem outras práticas que até são criminalizadas).
Em segundo lugar, também eu não sou a favor de um tratamento preferencial dos homossexuais relativamente a problemas de discriminações. Há outras maiorias com problemas de discriminação muitíssimo superiores aos dos homossexuais. Porquê dar-lhes tratamento preferencial? Parece que existe mesmo um lóbi gay.
Estas opiniões só são "polémicas" porque vai contra o "politicamente correcto". Mas como toda a gente sabe o "politicamente correcto" é uma ideologia totalitária que é preciso combater. Força, Rocco.