Os interesses no petróleo iraquiano (act.)
Houve quem dissesse que não queria uma guerra por petróleo, sugerindo assim que os americanos apenas teriam entrado em guerra por causa dele.Afinal, havia quem não quisesse a guerra porque iria perder os benefícios do petróleo iraquiano que Saddam lhes dava ao abrigo do programa da ONU "Petróleo por alimentos" (Não há dúvida: onde a ONU mete a mão, sai logo asneira).
Ontem, o jornal Le Monde referia uma notícia saída no jornal independente iraquiano Al-Mada, em 25 de Janeiro, onde tinha sido publicada uma lista de pessoas e instituições que beneficiaram da liberalidade de Saddam para com os seus amigos.
Nesta notícia, pode ler-se que essa lista incluía mais de 270 pessoas e instituições que beneficiavam destes presentes. Muito edificante, sem dúvida.
Vamos ver agora o desenvolvimento. A propósito... a nossa imprensa ainda não pegou no assunto.
Actualização: nesta página da Proche-Orient.info, temos a tradução completa da lista dos beneficiários dos barris de petróleo iraquianos dados por Saddam. Talvez algumas oposições à guerra fiquem mais bem esclarecidas.
Actualização 2: para quem preferir em inglês e também porque a página anterior será em breve codificada, pode conferir a lista na Memri.